segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine"s Day



As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de São Valentim, como Dia dos Namorados, tem várias explicações possíveis – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, portanto, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século IIIº depois de Cristo, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de São Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio, que queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou ... foi proibir os casamentos dos jovens !
Valentim ter-se-ia revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por São Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo : "Do teu Valentim".
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 14 de Fevereiro ( que no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças romanas. Cada moço retirava um nome, e essa moça seria a sua "namorada" durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 14 de Fevereiro, deu lugar à comemorações em honra de São Valentim.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava p princípio de acasalamento das aves.
Com o andar dos tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Itália, Inglaterra, França e na Alemanha – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de São Valentim já era comercializados no início do século XlX.
Actualmente, o dia de São Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.


Fonte: http://www.caestamosnos.org

2 comentários:

Unknown disse...

Maninha querida!

Tem selinho no meu blog para vc, passa lá para pegar.

Beijosss!!!

Fabi Ormerod disse...

Que texto legal Sica!!! Saudades de vc menina...Bjocas